quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cuidados com a voz evitam rouquidão após jogos da Copa do Mundo

Beber água e ficar atento ao volume da televisão 

ajudam a conservar cordas vocais


Enfim a copa chegou! Em meio a críticas, protestos, discussões ela está aí e o que importa é a bola em campo. É nessa hora que corações e mentes se ligam na emoção do que virá e aquele grito de emoção dificilmente será contido... Ou não?
Claro que nesse momento de festa muitos abusos acabam ocorrendo, mas lembre-se de que você precisará de sua voz para trabalhar no outro dia - e agora?
 Vamos então dar algumas dicas para que você não chegue ao final do mês totalmente afônico!
 - Beba bastante água durante o uso intensivo da voz. Mesmo que você esteja na cervejinha, intercale sempre com copos de água, no mínimo oito copos ao dia;Lembre-se que usar a voz seguidamente durante muito tempo pode levar a uma fadiga muscular. Tente alternar sua torcida com outros recursos, como a vuvuzela, reco-recos, palmas, qualquer coisa vale para manifestar sua alegria sem cansar tanto a voz;Abra bem a boca ao falar, sobretudo gritar. O bocejo é um movimento altamente relaxante e dá abertura;Fique atento para o volume da televisão se estiver assistindo em casa. Quanto mais alto ele for maior será a necessidade de falar forte ao fazer comentários sobre a partida com seus amigos e amigas;Use da gesticulação livremente se possível, economizando assim a voz.
Entre na campanha do "racionamento da voz!". Sabendo usar, não vai faltar!
Solange Dorfman - Fonoaudiologia / Fonte: http://bit.ly/1nfoo9t

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Fumar pode causar dor nas costas

Estudos apontam que parar de fumar tende a diminuir as dores nas costas



O cigarro tem efeitos importantes no coração e pulmão, estando vinculado a doenças cardíacas, câncer e até problemas neurológicos. No entanto, pouco se fala sobre a relação desse hábito com a dor nas costas.  

O fumo como vilão da coluna

Estudos têm demonstrado que o tabagismo pode aumentar as dores musculares e articulares. Além disso, quando associado ao processo de envelhecimento, aumenta as chances de doenças articulares, com o aparecimento, principalmente, das artrites, artrites reumatóides ou osteoartrites. 
As pesquisas científicas também apresentam uma estreita ligação entre o tabagismo e o aumento da dor lombar, doenças do disco intervertebral e complicações pós-operatórias após cirurgias de coluna. 

Parar de fumar pode ser a solução

Os dados apontam que os indivíduos que pararam de fumar tendem a diminuir o desconforto da dor nas costas. Além da diminuição da dor dos ex-fumantes, os tratamentos para reabilitar as lesões são mais efetivos.  
Mesmo com muitos anos de tabagismo, parar de fumar já é um importante passo para a prevenção de dores na costas. E a grande culpada disso tudo é a nicotina, que, além de causar dependência, tem efeito vasoconstritor na microcirculação sanguínea. Isto é, diminui o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte sanguíneo de oxigênio e nutrientes que as células recebem, o que interfere no funcionamento ideal de músculos e ossos.  

Prevenir é o melhor remédio

Em se tratando de dor nas costas, a prevenção é a melhor solução. Não basta apenas controlar o tabagismo, mas, também, o peso e manter uma prática regular de exercícios físicos. 
Com a musculatura fortalecida e flexível, e o aporte sanguínea adequado, além de uma boa alimentação e hábitos saudáveis, a probabilidade de um indivíduo vir a ter dor nas costas cai significativamente. 
O estresse e a má postura também são outros fatores causadores de dores nas costas. Então, é importante manter uma boa postura ao caminhar, sentar-se, dormir e durante o trabalho. Além disso, procurar atividades de lazer ou outros mecanismos de relaxamento podem ser grandes aliados no combate ao estresse. 
Fonte: minhavida.com.br

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Insolação: conheça os perigos da exposição excessiva ao sol

Quadro causa pele avermelhada e quente, mal-estar, dor de cabeça e até perda de consciência




insolação é provocada pela exposição prolongada a temperaturas elevadas ou praticar atividade física em clima quente. Você pode ter uma insolação quando a temperatura do seu corpo atinge um grau elevado ou superior ao normal. Alta umidade, certos problemas de saúde e alguns medicamentos aumentam o risco de insolação. Quando seu corpo superaquece, primeiro você pode desenvolver cãibras. Se você não esfriar, você pode evoluir para sintomas de exaustão pelo calor, como a transpiração intensa, náuseas, tontura e sensação de desmaio.
insolação ocorre se a temperatura do corpo continua a aumentar. Neste ponto, é necessário um tratamento de emergência. Em um período de horas, a insolação não tratada pode causar danos ao seu cérebro, coração, rins e músculos. Estas lesões podem piorar na medida em que o tratamento for retardado, aumentando e o risco de complicações graves.
insolação é previsível e evitável. Siga estes passos para evitar a insolação durante o tempo quente do verão:
  • Use protetor solar e roupas leves. Vestir roupas que se encaixam bem vai permitir que o seu corpo esfrie corretamente.
  • Use roupas de cor clara, se você estiver no sol. Roupa escura absorve o calor. Roupas de cor clara podem ajudar a mantê-lo fresco, refletindo os raios do sol.
  • Beba muitos líquidos. Manter-se hidratado vai ajudar o seu corpo a manter uma temperatura corporal normal.
  • Tome precauções extras com certos medicamentos. Esteja atento para os problemas relacionados com o calor. Não tome medicamentos que podem afetar a capacidade do seu corpo em manter-se hidratado e dissipar o calor.
  • Acalme-se durante as partes mais quentes do dia. Se você não pode evitar atividades extenuantes em clima quente, siga as mesmas precauções e descanse com frequência em um local fresco. Tente agendar os exercícios ou trabalho físico para as horas mais frescas do dia, como de manhã cedo ou à noite. Fazer pausas e reabastecer seus fluidos durante esse tempo vai ajudar o seu corpo a regular sua temperatura.
  • Limite a quantidade que você gasta trabalhando ou praticando exercícios no calor até que você esteja condicionado a ele. As pessoas que não estão acostumadas a climas quentes são especialmente suscetíveis a doenças relacionadas ao calor, incluindo insolação.
  • Tome cuidado se você está em maior risco. Se você tomar medicamentos ou ter uma condição física que aumenta o risco de problemas relacionados ao calor, evite o calor e tome medidas rapidamente se você notar sintomas de superaquecimento. Se você participar de um evento esportivo ou atividade extenuante em clima quente, certifique-se de que haja serviços médicos no evento, caso surja uma emergência por conta do calor.